O NAUFRÁGIO DAS CIVILIZAÇÕES
Amin Maalouf – Ed.Vestígio
Trata-se de uma obra em que o autor retrata as várias faces das civilizações, apontando acertos e, sobretudo, os erros que levaram muitos povos à ruína ou a seguir eternamente na retaguarda do desenvolvimento, apesar de sua história milenar.
Fala das nações árabes, de suas conquistas e derrotas. Destaca o fundamentalismo e aponta o conservadorismo como tendência mundial.
E, como não podia deixar de lado, comenta a era comunista, que se utilizou dos preceitos de Karl Marx para promover o cerceamento da liberdade da maioria e privilegiar os poderosos no comando. E, para combater essa ameaça, conflitos foram deflagrados pelos países anticomunistas, com a desculpa de se eliminar o mal em prol da democracia, mas que promoveram, aqui e ali, a destituição de chefes de governo e a ascensão de outros, conforme o seu interesse.
O autor ainda descreve a sua apreensão com relação aos avanços tecnológicos que, silenciosamente, vão tomando de assalto a privacidade das pessoas.
Trata-se, afinal, de uma obra muito rica em fatos históricos, comentados por alguém que vivenciou a ascensão e a queda de muitos governos mundo afora, e suas consequências.
PROF.RODOLFO DE SOUZA
Deixe um comentário